Na hora de escolher o nome para o seu próximo lançamento, é comum deparar-se com listas extensas de opções, mas nenhuma parece realmente se encaixar, não é mesmo?
Historicamente, nomes de empreendimentos surgem de motivações diversas e aleatórias, como cidades favoritas, lugares, personagens históricos ou familiares. No entanto, podemos trazer mais estratégia para essa escolha, utilizando gatilhos importantes.
A nossa ideia central é que o nome do empreendimento deve ser tratado como um ativo crucial para a comunicação do projeto. Ele precisa representar o conceito do empreendimento, resumir a mensagem principal, ser prático, fácil de memorizar, diferenciado e instigar curiosidade. Além disso, deve evitar clichês do segmento, como boulevares e jardins. Elementos como a localização, uma rua, a geografia, aspectos históricos e culturais são válidos, mas é essencial que haja uma conexão forte com o conceito do empreendimento para ter um papel efetivo nanarrativa e na apresentação do produto no mercado.
Contudo, é crucial entender que o nome do empreendimento não deve ser visto de forma isolada. Ele precisa fazer parte de uma estratégia de nome da própria incorporadora. Muitas vezes, as marcas dos lançamentos imobiliários são efêmeras, com presença média de um a três anos no mercado. Ao investir
em um nome mais estratégico, a incorporadora fortalece o recall, gerando mais força para os lançamentos futuros e construindo uma percepção duradoura na mente do público.